ESTAÇÃO DOS C.T.T.

Desconhecendo-se o seu início, mas sabendo-se existir já em 1918, a distribuição da correspondência era feita pelo carteiro que vinha diariamente de Tinalhas.

Em 8 de Outubro de 1951 foi inaugurada a rede telefónica de Salgueiro do campo e criado o Posto Público, instalado na sede da Junta de Freguesia, e nomeado seu encarregado António Barata que ali tinha a sua alfaiataria.

Em 20 de setembro de 1952 abriu à exploração o PCTT (Posto de Correios Telégrafos e Telefones), ficando a executar o serviço de registos, encomendas, valores declarados e telegramas. Nesta mesma data foi criado um lugar de carteiro sendo seu primeiro titular António Guilhermino.

Em 2 de Fevereiro de 1964 o Posto foi elevado a Estação Regional dos C.T.T., cujos serviços estão instalados em belo edifício, construído para o efeito, e é propriedade privada.

No rés-do-chão estão instalados os serviços dos C.T.T. e o primeiro andar serviu de residência ao chefe da estação. Foi seu primeiro chefe o nosso conterrâneo José Oliveira.

A rede telefónica constava de 25 assinantes, o que permitia a sua utilização apenas das 9 às 18 horas.

Assim, em 1968, o chefe da Estação e Junta de Freguesia promoveram uma campanha que elevou o número de assinantes para 54, possibilitando o alargamento do horário até às 24 horas, o que teve lugar a partir de 1 de Novembro desse ano.

Em 7 de Fevereiro de 1971 foi inaugurado o telefone automático, passando esta rede telefónica a poder dar ligação permanente.

No concelho de Castelo Branco, foram Salgueiro do Campo e Cebolais de Cima, as primeiras estações com rede telefónica automática, sendo a sua inauguração no mesmo dia.

Correios

Estação dos C.T.T.

             [Página principal